Benvindos ao blog do Companhia Legal. Aqui você encontra os assuntos que são notícia no programa. Dê suas sugestões, broncas e... participe. O Companhia Legal é nosso ! Se preferir, mande um e-mail: companhialegal@yahoo.com.br Ou ligue para a gente, na Taquaril FM - 3483-8803. Não esqueça: o Companhia Legal está ligado em você, o melhor ouvinte do mundo. Companhia Legal: todo sábado, das 19.00h às 21.00h

Sign by Dealighted - Coupons and Deals

domingo, 9 de novembro de 2008




CLIQUE AQUI PARA ESCUTAR
O QUADRO "MINHA TIA QUERIDA"


Minha tia querida:


Na sexta-feira, 7 de novembro, uma lembrança
muito bonita tomou conta da minha cabeça.
É que 7 de novembro é a data de aniversário de uma
das maiores poetisas brasileiras de todos os tempos,
Cecília Meireles, que nasceu em 1901.

Ela estaria fazendo 107 anos
se estivesse ainda entre nós.


Cecília Meireles foi uma lutadora, tia.
Estava à frente da luta das mulheres pelo voto feminino,
porque naquela época mulher não votava.

E nem trabalhava !!! Para trabalhar tinha que ter
autorização - por escrito - do pai ou do marido,
no caso das casadas.

Que absurdo !


Além de tudo, a poetisa foi educadora,
professora desde os 16 anos. Sempre brigando
pelos direitos das crianças, independente da cor,
da religião e mesmo, se era rica ou pobre.
Para Cecília, a criança valia pelo que era:

um lindo presente de Deus,
que deve ser educada,

bem tratada com todo o cuidado
de uma pedra preciosa.


Uma grande educadora, assim como professores,
professoras, funcionários e funcionárias das
nossas escolas públicas aqui do Taquaril, tia...


A senhora sabia que tem gente que quer
derrubar os professores ?

Gente que não quer saber

de paz nas escolas e que ao contrário
de construir,
prefere destruir o
trabalho dos outros ?


Pois é, tia... E está acontecendo agora mesmo
numa das escolas daqui.

Um punhadinho de nada de gente mentirosa,
caluniadora e, principalmente fofoqueira
está querendo manchar a imagem
dos educadores e educadoras.


Mas deixa estar, tia... Deixa estar...

Mentira tem perna curta e essa gente
vai receber a sua paga. Seja na justiça dos homens
ou na justiça de Deus.

Eu quero é saber se esses caluniadores vão agüentar
"a volta do cipó de aroeira
no lombo de quem mandou dar",
como cantava o grande
compositor Geraldo Vandré.

"...E A GENTE FAZENDO CONTA
PRO DIA QUE VAI CHEGAR !"


Quero só ver... Porque falou, tem que provar.
Não adianta fofoca. Cadê as provas ????
Disse-me-disse ? ! Isso não serve pra justiça...


É um tipo de gente, tia, que perdeu a vergonha na cara,
acham que são muito espertos, unindo-se ao poder
destrutivo, que corrompe e pressiona,
querendo dar um golpe, mas, na verdade,
não passam de iludidos,
pobres coitados que não conhecem
a força da verdade...


É gente que perdeu a sua própria imagem
nos espelhos do tempo, como escreveu em um poema
a nossa Cecília Meireles.

Olha só que poesia linda:


Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?


É isso, tia. Uma linda semana para a senhora.

Fique com Deus, minha tia querida.Alinhar ao centro

Nenhum comentário:

COMPANHIA LEGAL - DIVERSÃO